terça-feira, 13 de novembro de 2012

Primeiros povos


A Península Ibérica foi habitada pelos primeiros povos que se chamavam: Celtas, Celtiberos e Iberos. Os Iberos foram o primeiro povo a habitar a Península Ibérica e eles vieram do norte de África.
Os Celtas vieram do centro da Europa. Eram um povo guerreiro e agricultor. Os Iberos e os Celtas deram origem aos Celtiberos.
Dentro das tribos Celtiberas encontravam-se os Lusitanos. Estes viviam entre os rios Douro e Tejo. São os antepassados dos portugueses. Para se defenderem melhor, os Celtiberos lutavam entre si e construíam as suas povoações no cimo dos montes rodeados de muralhas. A essas povoações davam-se o nome de castros ou citânias.
Durante o primeiro milénio a.C. chegaram à Península Ibérica os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses e mais tarde os Romanos. Estes eram povos evoluídos, atraídos pelas riquezas da Península Ibérica e pela possibilidade de fazer comércio. A influência destes povos na Península Ibérica foi muito importante pois introduziram a exploração mineira, a produção do vinho e do azeite. Introduziram também a escrita alfabética.
A conquista da Península Ibérica foi difícil para os Romanos porque os Lusitanos, comandados por Viriato, resistiram.
No século V, vários povos de origem germânica invadiram o império Romano. Dos povos invasores, os Visigodos foram os que mais se destacaram, mas como eram menos evoluídos do que os Romanos adotaram a cultura romana. No ano de 711 os Muçulmanos invadiram a Península.
Estes falavam árabe e tinham uma cultura avançada. Apesar de terem criado um grande império, não conseguiram conquistar toda a Península.

Ricardo. 

1 comentário: